Olá!
Dando continuidade aos trabalhos no Wahoo não progredi muito, mas consegui preparar as anteparas 02 e 01, além de cortar a chapa da antepara 00(popa). Agora só falta mesmo a antepara 03 Também fiz uma coisa muito interessante neste final de semana, um moitão... (segue a foto) ele será usado no OPTIMASTER 310, o COIO.
Para facilitar o entendimento do que eu disse na postagem anterior vou colocar umas fotos dos trabalhos citados.
1º - A plotagem dos desenhos, que foram separados em dois, um com as anteparas de 00 a 03 e outro desenho com as anteparas 04 a proa.
2º - Com uma furadeira transferi o pontos para um MDF de 3mm
3º - Depois foi só ligar os pontos e o gabarito ficou no MDF.
4º - Com o gabarito pronto comecei a fazer os reforços das anteparas.
Na próxima postagem devo colocar fotos das anteparas com os reforços cortados e prestes a serem colados. Até mais...
Depois de ter sido "infectado" pelo vírus da Vela Oceânica numa viagem à Ipojuca no Serrambi Resort, comprei um Hobie 3,9 e comecei a velejar na represa da minha cidade, a bela Poços de Caldas - MG. Acontece que veio um desejo forte de construir meu próprio veleiro, então iniciei a construção de um OPITMASTER 310 que com um pouco mais de seis meses de dedicação foi concluído, me dando confiança e o desejo de partir para um barco um pouco maior, que fosse fácil de transportar e que proporcionasse uma velejada mais confortável.
Depois de muito tempo de pesquisa na net encontrei um projeto polonês do Veleiro Sztrandus, criado por Wojciech Kasprzak. Segue o link - http://www.sztrandek.republika.pl/s400/s400-1.html
http://www.geneboat.cba.pl/s400/s400-1.html (traduzida para português)
O que pretendo neste blog é contar com está sendo a construção deste novo veleiro de 13 pés, resolvi compartilhar com quem tiver interesse e, quem sabe, despertar esta vontade em outras pessoas.
Primeiro gastei um tempo estudando o projeto e traduzindo do polonês para o português (obrigado Google Tradutor), pelo menos todas medidas já estão no sistema métrico, isso facilita bastante...
Próximo passo foi a plotagem na escala 1:1. Através de uma empresa que já presta serviço de plotagens para mim solicitei as cópias. O desenho vem pronto com metade da proa ao meio e metade da popa ao meio. Eu mesmo montei um desenho só com a metade da proa e outro só a metade da popa transformando assim o projeto em dois desenhos.
Com as folhas em mãos transferi as linhas para um MDF de 3mm para servir de molde/gabarito e não me preocupar em rasgar as folhas ou amassar... para isso usei uma furadeira com broca fina e furei os cantos do desenho, depois foi só ligar os pontos e eu tinha todas as anteparas no meu gabarito de madeira.
Em seguida comecei a trabalhar em cada uma das 9 anteparas do barco, hoje só faltam duas para serem cortadas. A montagem delas devo começar daqui alguns dias. Segue o vídeo através do qual conheci e encontrei o projeto do Veleiro Sztrandus. Um belíssimo trabalho, o Veleiro "Bijou"!!!