Estamos aqui na luta, batalha difícil, mas vieram muitos Reforços, vindos de todos os lados, até de onde eu nem esperava... E que bom que vieram, agradeço a DEUS pela vida de cada um, "desse modo a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, também participarão do nosso conforto." 2Co 1:7
Os trabalhos estão parados, mas resolvi colocar as últimas fotos e a preparação do berço, que por si já deu um bom trabalho.
1- detalhe da colagem com epóxi do reforço da antepara, estes são grampos feitos de sobra PVC marrom de 50mm, 65mm e 75mm. Eles não são muito fortes, mas são de graça e em quantidade ajudam muito:
2- Outro detalhamento das peças curvas das anteparas da cabine, são dois sarrafos aparelhados om 1x5cm, com o molde do projeto riscado sobre a mesa, preguei pequenos tarugos de madeira acompanhando a curvatura. Passei epóxi nas duas peças e com a ajuda Lucas (este trabalho não dá para fazer sozinho), prendemos os sargentos de pressão nos tarugos da mesa. (lembre-se proteger a mesa e as ferramentas com um plástico). Com as peças de madeira presas com os sargentos nos tarugos da mesa, começamos a pregar outros tarugos no lado oposto para a fixação final das peças até a secagem do epóxi. Na foto é possível ver a peça só com os tarugos dos dois lados e grampos de PVC e outra peça ainda com os sargentos de pressão.
3- Após a secagem do epóxi, as peças mantiveram a curvatura desejada e foram colocadas na morsa para passar a esmeriladeira e dar acabamentos tirando as rebarbas da cola.
4- Detalhe da colagem da antepara 03, vejam que graças aos muitos grampos de PVC, são necessários poucos sargentos. Alias, meu exército se resume a este "batalhão", dois sargentos de pressão e dois de vara...
5- Estas são as anteparas da cabine, já com as peças curvas fixadas: (antepara 04, a maior encostada na parede, ainda não estava cortada)
6- Hora de liberar espaço no centro da oficina para posicionar o berço de montagem das anteparas.
O berço não vem detalhado para este projeto, no de 4,95m (como o Veleiro Capivara do José França, quem não conhece, vale a pena, grande trabalho: http://veleirocapivara.blogspot.com.br/) o projeto vem com o berço.
O Veleiro Bijou usou o próprio assoalho da oficina para fixar as anteparas. Eu fiz um quadro de sarrafo 7x2cm de pinus e fixei com bucha nº8 no piso da oficina para ficar bem firme. Cortei 11 peças de 6x8cm com 1m cada e fixei no quadro conforme projeto a cada 40cm, detalhe - fixei no quadro antes de parafusa-lo no chão.
Não tive chance de iniciar a montagem, mas acho que ficou bem reforçado, e é preciso, pois até a virada depois da montagem do fundo, este berço vai ter que aguentar o barco...
Vejam nas fotos que a antepara 04 agora já está cortada e colada.
Bom por hoje é isso.
Na próxima postagem vou colocar imagens do projeto como vem na internet.
Abraço!!!



































































