quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Montagem do Berço

Olá!!!
Estamos aqui na luta, batalha difícil, mas vieram muitos Reforços, vindos de todos os lados, até de onde eu nem esperava... E que bom que vieram, agradeço a DEUS pela vida de cada um, "desse modo a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, também participarão do nosso conforto." 2Co 1:7

Os trabalhos estão parados, mas resolvi colocar as últimas fotos e a preparação do berço, que por si já deu um bom trabalho.

1- detalhe da colagem com epóxi do reforço da antepara, estes são grampos feitos de sobra PVC marrom de 50mm, 65mm e 75mm. Eles não são muito fortes, mas são de graça e em quantidade ajudam muito:

2- Outro detalhamento das peças curvas das anteparas da cabine, são dois sarrafos aparelhados om 1x5cm, com o molde do projeto riscado sobre a mesa, preguei pequenos tarugos de madeira acompanhando a curvatura. Passei epóxi nas duas peças e com a ajuda Lucas (este trabalho não dá para fazer sozinho), prendemos os sargentos de pressão nos tarugos da mesa. (lembre-se proteger a mesa e as ferramentas com um plástico). Com as peças de madeira presas com os sargentos nos tarugos da mesa, começamos a pregar outros tarugos no lado oposto para a fixação final das peças até a secagem do epóxi. Na foto é possível ver a peça só com os tarugos dos dois lados e grampos de PVC e outra peça ainda com os sargentos de pressão.   


3- Após a secagem do epóxi, as peças mantiveram a curvatura desejada e foram colocadas na morsa para passar a esmeriladeira e dar acabamentos tirando as rebarbas da cola. 




4- Detalhe da colagem da antepara 03, vejam que graças aos muitos grampos de PVC, são necessários poucos sargentos. Alias, meu exército se resume a este "batalhão", dois sargentos de pressão e dois de vara... 


5- Estas são as anteparas da cabine, já com as peças curvas fixadas: (antepara 04, a maior encostada na parede, ainda não estava cortada)


6- Hora de liberar espaço no centro da oficina para posicionar o berço de montagem das anteparas. 
O berço não vem detalhado para este projeto, no de 4,95m (como o Veleiro Capivara do José França, quem não conhece, vale a pena, grande trabalho: http://veleirocapivara.blogspot.com.br/) o projeto vem com o berço.
O Veleiro Bijou usou o próprio assoalho da oficina para fixar as anteparas. Eu fiz um quadro de sarrafo 7x2cm de pinus e fixei com bucha nº8 no piso da oficina para ficar bem firme. Cortei 11 peças de 6x8cm com 1m cada e fixei no quadro conforme projeto a cada 40cm, detalhe - fixei no quadro antes de parafusa-lo no chão.
Não tive chance de iniciar a montagem, mas acho que ficou bem reforçado, e é preciso, pois até a virada depois da montagem do fundo, este berço vai ter que aguentar o barco... 
Vejam nas fotos que a antepara 04 agora já está cortada e colada. 



Bom por hoje é isso.
Na próxima postagem vou colocar imagens do projeto como vem na internet.
Abraço!!!




quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Projeto traduzido... pelo google!

Olá!!!
Atendendo a pedidos e para realmente tentar viabilizar o trabalho de outros, seguem as traduções que fiz do Polonês para o Português, mais uma vez - Obrigado Google Tradutor.
Digo logo que não é uma tradução profissional e nas folhas do projeto a tradução é manuscrita, qq coisa leva para um farmacêutico... ;)

Começando pela descrição geral:

 S-400 "Sztranduś" significa o menor da família
iate para auto-construção descrição - desenhos /
________________________________________

     Sztrandus é um pequeno iate turístico universal. Você pode velejar ao longo da costa. Ele também fará bem no meio de qualquer água. Na praia, a necessidade de lançar e pisar diariamente na praia e passar pelas ondas do surf força uma construção forte. Construção não tecida, com base na união de painéis de cintura em vigas. Em muitos lugares, você pode usar o método de "costura" com fio de cobre e transferência de fusão das esteiras e resina epóxi. Você também pode construí-lo completamente pelo método de "costura e colagem" sem vigas. Para garantir resistência ao aperto e punção, toda a fuselagem é revestida com epóxi do lado de fora.
     Sztranduś fornece uma sobrecarga de cobertura de duas pessoas e a possibilidade de cozinhar uma refeição quente, o que é bastante para um barco desse tamanho.

Especificações
Comprimento do casco  - 400cm
Comprimento da linha de água - 367 cm
Largura do casco - 180cm
Imersão - 20 / 80cm
deslocamento: - 510Kg
Zona de sinterização  - 8,5m²
                       Arrowhead  - 6,2m²
                       Traquete  - 2,3m²
                       gennaker  - 10m²
Peso próprio  - 180kg
Balastro interno  - 100kg
Número de camas  - 2 unidades
Material  - compensado naval + laminado epoxi
Banheiro – químico

S-400 "Sztrandus" / auto-construção iate -documentação
    Este site contém a documentação do design do iate de vela S-400 com base no qual o iate pode ser construído de acordo com as regras dos direitos autorais.
O design do Iate S-400 é de propriedade do construtor.
O direito de reproduzir e distribuir documentação além desse site é fornecido pelo desenvolvedor.
Para todos aqueles que querem construir um iate S-400, a documentação é gratuita e todos podem imprimi-la na quantidade desejada.
Os clubes e associações de vela podem construir qualquer número de veleiros S-400 no âmbito do clube e para o uso de membros do clube.
O uso comercial de iates construídos com base nesta documentação é possível apenas com base no consentimento por escrito do construtor.
A documentação dos transportes S-400 consiste nas seguintes partes:
Documentação no formato .JPG.
Controlando um Plotter CNC.
Mudanças significativas.

    Os construtores enviam fotos do seu site. As fotos serão usadas para complementar as instruções de construção de fotografias e para fazer um site que seja uma fotorealção do local de construção. O próximo construtor será mais fácil. Eles terão alguém para pedir ajuda e ver nas fotos como é feito.

Documentação no formato .JPG

         Para todos aqueles que querem construir uma única sombra para si, a documentação é gratuita. Qualquer pessoa pode imprimi-lo a partir do site. Se o armador (construtor) quiser registrar o barco, ele exigirá o chamado. licença. Vou enviar as licenças para o construtor no correio normal, aqueles que me enviam fotos de diferentes estágios de construção. As fotos serão usadas para criar um catálogo de imagens e ilustrações. O próximo construtor será mais fácil. Eles terão alguém para pedir ajuda e ver nas fotos como é feito.

Quadros para programas de CAD.
      Desenho de um quadro 1: 1 é uma tarefa altamente exigente. A fluidez lateral da linha do casco depende da precisão do desenho dos quadros de trabalho. Devido ao tamanho do desenho, o desenho do quadro é difícil e fácil de confundir.
Para evitar confusões e para simplificar assuntos, um dos construtores produziu desenhos CAD que podem ser plotados em uma escala de 1: 1.
s400-wregi.dxf - quadros 1: 1 no formato .dxf

Última mudança significativa.

1. 2006-01-27 Alterações nas linhas teóricas. Fig. 04.
2. 2011-04-15 Adicionado à Fig. 14 - balastro interno



O projeto, são 14 folhas:














Como está escrito em algumas folhas do projeto, vou seguir as modificações que o Veleiro Bijou fez. Já disse também e repito, é um projeto pouco detalhado, gera algumas dúvidas, por exemplo, quando instalar as caixas de bolina??? Como fazer o escoamento da proa??? São dúvidas talvez, simples, mas para quem está no segundo barco, fico quebrando a cabeça. Quem sabe o José França me ajuda... 
Numa próxima postagem vou colocar fotos do Veliro Bijou.
Abraço! 

sábado, 17 de fevereiro de 2018

"Pequeno" contra tempo..., mas antes o Optimaster 310 - Coió

Olá todos!!! Tudo bem?
Estou com um contra tempo, mas antes de explicá-lo pretendo mostrar um pouco do que foi a construção do "COIÓ" um Optimaster 310, projeto bem divulgado pelo Rommel Castro.
O Coió foi o projeto que eu escolhi para iniciar a construção de um veleiro, achei o projeto bem simples, necessita poucas ferramentas e é fácil para ser construído por uma pessoa sozinha.
Segue o link para maior conhecimento: https://conhecimentonauticorascx.blogspot.com.br/2017/02/Novos-Desafios-Optimaster-310.html

Bem vamos lá..., a primeira coisa que fiz foi pensar no "estaleiro", escolhi uma garagem de uma obra minha:
Depois fui atrás das ferramentas e materiais: compensados navais, sarrafos e pregos que seriam necessárias, evidente que outras foram ainda usadas (martelo, serrote, grampos e sargentos).
Com a plotagem do projeto, foi só transferir os desenhos para chapas de compensados e começar a cortar:

O projeto, como eu disse é simples, mas não muito detalhado. O que ajudou muito foi acompanhar a construção do veleiro do Nero, ele praticamente terminou o veleiro, segue o link:
https://diariodocapeta.wordpress.com/
Obrigado Nero pela grande ajuda!!!

Na sequencia fui montando cada parte iniciando pela colagem das placas e depois, propriamente pela estrutura com a longarina. Usei um sistema muito parecido com o costure e cole. Com pregos 15x15, 12x12 e cola epóxi. Os pregos foram removidos após a secagem da cola. Algumas adaptações foram feitas, mas mantendo o projeto original.




É possível ver que eu usei pequenos retalhos do compensado para ajudar na fixação das peças... e aos poucos foi tomando forma:
Depois desta fase, foi preciso mudar o "estaleiro" para outro lugar, agora minha oficina...

As peças do cockpit já estavam montadas e era preciso começar o fundo... parti para a pintura de impermeabilização das partes internas. Nesta etapa contei com a ajuda do meu grande amigo Emerson:



A montagem do fundo foi iniciada:


Depois parti para confecção do deck, nesta etapa tive ajuda do Mestre da marcenaria, meu amigo Celso:









Parti para a montagem das laterais e o formato do veleiro toma forma:




A proa ficou reforçada:

Aqui é possível ver a calafetagem das quinas, feita com cola epóxi e pó de serragem 



A lixadeira hobby não deu conta do recado, parti para uma esmeriladeira. Foi muito, mas muito pó mesmo!!! 




Hoje o Coió está nesta fase, falta muito ainda para terminar, mas eu preferi, como vocês sabem, iniciar o WAHOO...


Então veio um "pequeno" contratempo... no final de 2017, depois muito incomodo de abstrusão nasal, achando que era o pó da etapas de lixa, fui diagnosticado com um câncer agressivo de nasofaringe e no dia 08/02/18 iniciei um tratamento com quimio e depois será radioterapia. Isso vai causar um atraso na confecção do Wahoo..., mas espero que até agosto/18 eu possa retomá-lo e em breve poder velejar.
Um abraço.