sábado, 17 de fevereiro de 2018

"Pequeno" contra tempo..., mas antes o Optimaster 310 - Coió

Olá todos!!! Tudo bem?
Estou com um contra tempo, mas antes de explicá-lo pretendo mostrar um pouco do que foi a construção do "COIÓ" um Optimaster 310, projeto bem divulgado pelo Rommel Castro.
O Coió foi o projeto que eu escolhi para iniciar a construção de um veleiro, achei o projeto bem simples, necessita poucas ferramentas e é fácil para ser construído por uma pessoa sozinha.
Segue o link para maior conhecimento: https://conhecimentonauticorascx.blogspot.com.br/2017/02/Novos-Desafios-Optimaster-310.html

Bem vamos lá..., a primeira coisa que fiz foi pensar no "estaleiro", escolhi uma garagem de uma obra minha:
Depois fui atrás das ferramentas e materiais: compensados navais, sarrafos e pregos que seriam necessárias, evidente que outras foram ainda usadas (martelo, serrote, grampos e sargentos).
Com a plotagem do projeto, foi só transferir os desenhos para chapas de compensados e começar a cortar:

O projeto, como eu disse é simples, mas não muito detalhado. O que ajudou muito foi acompanhar a construção do veleiro do Nero, ele praticamente terminou o veleiro, segue o link:
https://diariodocapeta.wordpress.com/
Obrigado Nero pela grande ajuda!!!

Na sequencia fui montando cada parte iniciando pela colagem das placas e depois, propriamente pela estrutura com a longarina. Usei um sistema muito parecido com o costure e cole. Com pregos 15x15, 12x12 e cola epóxi. Os pregos foram removidos após a secagem da cola. Algumas adaptações foram feitas, mas mantendo o projeto original.




É possível ver que eu usei pequenos retalhos do compensado para ajudar na fixação das peças... e aos poucos foi tomando forma:
Depois desta fase, foi preciso mudar o "estaleiro" para outro lugar, agora minha oficina...

As peças do cockpit já estavam montadas e era preciso começar o fundo... parti para a pintura de impermeabilização das partes internas. Nesta etapa contei com a ajuda do meu grande amigo Emerson:



A montagem do fundo foi iniciada:


Depois parti para confecção do deck, nesta etapa tive ajuda do Mestre da marcenaria, meu amigo Celso:









Parti para a montagem das laterais e o formato do veleiro toma forma:




A proa ficou reforçada:

Aqui é possível ver a calafetagem das quinas, feita com cola epóxi e pó de serragem 



A lixadeira hobby não deu conta do recado, parti para uma esmeriladeira. Foi muito, mas muito pó mesmo!!! 




Hoje o Coió está nesta fase, falta muito ainda para terminar, mas eu preferi, como vocês sabem, iniciar o WAHOO...


Então veio um "pequeno" contratempo... no final de 2017, depois muito incomodo de abstrusão nasal, achando que era o pó da etapas de lixa, fui diagnosticado com um câncer agressivo de nasofaringe e no dia 08/02/18 iniciei um tratamento com quimio e depois será radioterapia. Isso vai causar um atraso na confecção do Wahoo..., mas espero que até agosto/18 eu possa retomá-lo e em breve poder velejar.
Um abraço.

11 comentários:

  1. Olá Guilherme! Parabéns pelo Wahoo e pelo Coió... Minha família já me chamavam de louco por construir um barco. Imagine o que pensarão quando eu falar de você, que está fazendo dois ao mesmo tempo. rs Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  2. que Deus te abencoe,tenha fe e muita força abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Roberto, graças ao nosso bom DEUS estou bem, com a saúde restabelecida e curado do câncer. O tratamento é muito agressivo, o corpo ficou bastante debilitado, mas agora as forças estão voltando e os trabalhos serão retomados. Muito obrigado pela mensagem.
      Abraço.

      Excluir
  3. bom dia ...parabens pelos projetos..e estimas melhoras que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Moacir!
      Graças a DEUS estou muito bem! Curado. Os momentos difíceis já passaram e os trabalhos foram retomados hoje.
      Um grande abraço.

      Excluir
  4. Hola Guillermo, soy de Argentina y quiero hacerte unas preguntas acerca del Stranduz y quiero saber tu opinión sobre otro pequeño velero. Espero con entusiasmo tu contacto, saludos desde Argentina Nahuel. PD: Escribeme a n_fis@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Nahuel, siento la demora en el regreso ... Entraré en contacto por su e-mail.
      Abrazos.

      Excluir
  5. Olá Guilherme. Só agora li que vc retomou os trabalhos. Que bom que tudo deu certo. Por favor continue fotografando seu belo trabalho com o Optimaster. Queremos vê-lo velejando. Bons ventos!

    ResponderExcluir
  6. ola bom dia .gostaria de saber se vc conseguiu contato com o projetista de seu barco .e se vc conseguiu documentalo

    ResponderExcluir